GALP

Aquecedor de esplanada EASYS

“Não havendo oferta diferenciadora no mercado nacional e internacional, que responda à necessidade de um produto inovador e competitivo no design e preço, surge a iniciativa…”
Um concurso nacional promovido pela Galp Energia no qual participaram estudantes e atelier’s de design nacionais com reconhecimento internacional.
A proposta Easys foi merecedora do primeiro prémio, onde estiveram mais de 300 inscrições aptas a concurso.

Exposição do problema e oportunidade de negócio

Foi com agrado que iniciámos esta experiência com a Galp, e queremos desde já louvar o facto de terem confiado nos estudantes e nas empresas nacionais na altura em que decidiram que existe uma oportunidade de negócio e de optimização no aquecedor a gás de esplanadas. Na nossa pesquisa, e perante as soluções existentes no mercado Nacional e Internacional desde cedo que notámos a fraca diferenciação que existe na oferta deste produto. É portanto este concurso uma excelente oportunidade para reunir e confrontar ideias que rompam paradigmas.
Explorando uma necessidade primitiva (a de nos aquecermos quando faz frio), percebemos como é difícil optimizar essa solução para que não seja apenas uma questão de oferta de calor. É aqui que entra o design e a vontade de proporcionar ao consumidor não apenas uma reacção física mas sim um conjunto de emoções e de sensações que lhe transmitam conforto, segurança e sobretudo que o inspirem!
Face à ideia estrutural decidimos dedicar a maior parte do tempo a ter ideias livres do que a comprovar tecnicamente conceitos. Contudo, pela nossa experiência do que é exequível,
filtramos tudo aquilo que tecnicamente é impraticável.

“Os produtos tangíveis variam em relação ao seu potencial de diferenciação”.
Philip Kotler, 2002

A diferenciação pode também ser obtida na simplicidade de projecto e na redução significativa das partes que compõem um produto. Sem comprometer a viabilidade comercial do aquecedor, decidimos nesta proposta seguir a tradição e apresentar um conceito de diferenciação simples.

Requisitos do conceito que exploramos

Redução de componentes;
Melhoria do transporte da mercadoria;
Melhoria do transporte depois de montado;
Explorar formas de reposicionamento e redireccionamento da fonte de calor sem necessidade de transporte;
Reduzir custos onde for possível para potenciar a competitividade ou
poder investir noutras opções de valor acrescentado.
Criar condições para reduzir gastos de gás, aproximando e distribuindo melhor o calor pelos utilizadores;
Suscitar emoções perante o produto;
Coerência com a linha spotline;
Utilização de materiais recicláveis;

AutoresDesigner Tiago Fernandes Designer Marcos Caetano
ClienteGalp Energia
Data2010 - 1º semestre